Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Acessos: 16999

Tenente-Coronel de infantaria Valmar Barbosa Catunda Júnior

 

           Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 4º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, o Tenente-Coronel de Infantaria VALMAR BARBOSA CATUNDA JUNIOR estava servindo na DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA AO PESSOAL, sediada em Brasília/DF.

          Foi promovido ao posto atual em 30 de agosto de 2021.

        Nascido em 10 de setembro de 1979, na cidade do Fortaleza-CE, é filho de VALMAR BARBOSA CATUNDA E DE JANET ARRAIS DE SOUZA.

       Incorporou às fileiras do Exército, em 22 de fevereiro de 1997, na ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO, sediada em Campinas-SP.

         Foi declarado aspirante-a-oficial da arma de Infantaria em 24 DE NOVEMBRO DE 2001, sendo classificado no 53º Batalhão de Infantaria de Selva, em Itaituba/PA, onde desempenhou durante 2 anos as funções de oficial subalterno.

        Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2010 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército nos anos de 2017 e 2018.

       Comandou o Pelotão de Polícia do Exército durante o 5º Contingente da Missão de Estabilização do Haiti (MINUSTAH), no ano de 2006.

       Desempenhou as funções de instrutor na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (ESAO), sediada no Rio de Janeiro/RJ, no período de 2012 a 2015.

       Como Oficial de Estado-Maior, chefiou a Seção de Instrução da 5ª Região Militar, sediada em Curitiba/PR e a Seção de Assistência Social da DAP.

      Realizou os seguintes cursos e estágios militares: Operações na Selva categoria “B”, Avançado de Inteligência, Direito Internacional dos Conflitos Armados, Motociclista e Batedor Militar, Segurança e Proteção de Autoridades, Operações na Caatinga, Comunicação Social para Oficiais do QEMA e Básico de Estado-Maior na Escola das Armas, do Exército Argentino.

       Possui ainda as seguintes especialidades civis: Direito Militar, Inteligência e Segurança Pública e Estudos de Política e Estratégia.

       Foi condecorado com a Medalha do Pacificador, Medalha Militar com passador de prata, Medalha do Serviço Amazônico com passador de bronze, Medalha Corpo de Tropa com passador de bronze, Medalha das Nações Unidas e Medalha Marechal Trompowsky com passador de bronze.

       É casado com a senhora TERESINHA MARCIA DIAS BATISTA e possui uma filha: ALICE DIAS CATUNDA.

       

        

 

 

   

Fim do conteúdo da página