Histórico do 4º BPE
O 4- BPE está sediado em Recife e é diretamente subordinado ao Comando Militar do Nordeste. Teve seu embrião no Pelotão de Polícia, criado em 1950, em consequência das experiências na II Guerra Mundial. O Pelotão era subordinado ao então Comando Militar do Norte e 7ª Região Militar. Sediado em uma das dependências do Quartel-General, no Parque 13 de Maio, hoje, Hospital Militar de Área do Recife.
Em setembro de 1952 foi elevado ao Núcleo de Companhia. Em janeiro de 1957 recebeu a denominação de 7ª Companhia de Polícia do Exército, ocupando as instalações do então Depósito Regional de Subsistência, atualmente, 7º Depósito de Suprimento, no bairro do Cabanga, em Recife.
No dia 21 de agosto de 1969 foi criado o 4º Batalhão de Polícia do Exército, vindo a ocupar as instalações da extinta 1ª Bateria, do 3º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado. Em Olinda, durante trinta e três anos em que permaneceu, o Batalhão teve participação ativa nos diversos acontecimentos em apoio à população local, especialmente os fatos relacionados à Defesa Civil e às ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Recebeu a denominação histórica de “BATALHÃO JOÃO FERNANDES VIEIRA” em 1996, como reconhecimento e homenagem a esse insigne vulto de nossa história, quando, na primeira e na segunda Batalha dos Guararapes, em 1648 e 1649, respectivamente, liderou violenta perseguição até a derrota final dos holandeses.
Em 04 de abril de 2003 inaugurou as suas atuais instalações no Complexo Militar do Curado. Em 1995, participou com um Pelotão de Polícia do Exército na Missão de Paz, integrando o Batalhão Angola. Em 2001 e 2003, integrou com 69 e 49 militares a Força de Paz no Timor Leste, compondo o 5º e 10º Contingente Brasileiro (CONTBRAS) de Força de Paz da ONU, respectivamente.
Em 2006 e 2010, enviou 29 e 33 Policiais do Exército para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, compondo o 5º e 10º CONTBRAS, respectivamente.
O 4º Batalhão de Polícia do Exército compõem-se de um Estado-Maior, 01 (uma) Companhia de Comando e Serviço, 01 (uma) Companhia de Escolta e Guarda e 03 (três) Companhias de Polícia do Exército, totalizando um efetivo de 841 militares em seu Quadro de Cargos Previstos (QCP).
HISTÓRICO DO BATALHÃO |
Redes Sociais